Para compartilhar idéias!







terça-feira, 31 de março de 2020

Ditadura Nunca Mais!!!

Hoje é 31 de março, dia em que foi dado o golpe militar que culminou no governo da ditadura militar no Brasil, em 1964. A ditadura durou de 1964 a 1985, foram 21 anos de retrocessos e atrocidades que, ao longo das décadas foram aparecendo.
Assassinatos, estupros, torturas físicas e emocionais, entre tantos crimes começaram a desvendar aquele período histórico, graças a atuação de historiadores (as); a Comissão Nacional da Verdade e as pessoas que nunca se furtaram de lutar pela democracia.
A todos e a todas que lutaram pela nossa democracia, minha homenagem no dia de hoje. Em especial, as mulheres que foram transgressoras ao romper com o papel social atribuído a elas pela sociedade e se adentraram no campo da luta política contra a ditadura militar.
Sinto muito honra e responsabilidade por ser a guardiã da história de algumas dessas mulheres guerreiras cujas histórias retratei no meu livro.
Duas grande lições aprendi com essas mulheres maravilhosas:
. Ditadura nunca mais;
. Não foi em vão, faria tudo de novo!
Segue um trecho da visão sobre a ditadura militar de duas mulheres, jovens estudantes secundaristas na época que entendiam o que acontecia no Brasil.
 
 TAIT, Tania F C, As Mulheres na Luta Política. Curitiba: Editora CRV, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário