Para compartilhar idéias!







sexta-feira, 27 de março de 2020

A vida em tempos de pandemia

Sou maringaense, completei 59 anos no dia 01 de março, portanto quando nasci Maringá tinha apenas 14 anos. Fiquei pensando nesses dias de sustos devido a pandemia do coronavírus sobre a minha vida e as doenças que me lembro.
Talvez porque o mundo não era globalizado e as pessoas não viajassem tanto, ou porque nos escondessem informações mas o fato é que não me lembro de nenhuma época como agora onde tudo parou devido a propagação veloz de um vírus que contamina e mata as pessoas.
O mundo realmente parou e na disputa entre salvar a economia e salvar vidas, vence o salvar vidas. Mesmo diante de pessoas que insistem na defesa do lucro e da economia acima de tudo, o vírus vai fazendo vítimas e mostrando que se não salvarmos vidas, não vai ter ninguém para consumir os produtos ou os serviços que por ora seguem parados. Nesta situação não existe redução de danos pois se fala em vidas.
Lembro que na minha adolescência existiram vacinas de febre amarela, sarampo, poliomielite, entre outras doenças comuns e as pessoas procuravam se cuidar e vacinar as crianças e adultos.
Na época do surgimento da gripo A ou H1N1, houve um momento de pânico pelo desconhecimento e pela relação com a gripe espanhola que matou milhares no início do século XX. Aos poucos, com o desenvolvimento de uma vacina, a situação foi se acalmando.
Hoje, estamos vivendo uma época especial. Eu imaginava as vezes, que poderíamos voltar a ter governo de ditadura militar ou populista, ou muitas chuvas, ou catástrofes naturais, mas nunca imaginei que o mundo ficaria parado diante de um vírus.
Sei que vivemos num sistema capitalista em que a lógica do lucro fala mais alto, no entanto ver governo e pessoas querendo deixar os idosos à própria sorte em detrimento de alavancar seus lucros nos deixa perplexos diante dessa falta de humanidade.  Falta de humanidade que cancelou pesquisas e investimentos em saúde e que agora estão fazendo muito falta para conter a devastidão que o coronavírus ou COVID-19 está causando.
Estamos parados e começa a me assustar algumas posturas que lembram o famoso Ensaio de Cegueira de Saramago que conta a história de uma cegueira coletiva que de repente tomou conta do mundo. Com a cegueira, surge a divisão de grupos em busca da sobrevivência, colocando a mostra toda sua perversidade e ao mesmo tempo toda sua solidariedade.
Talvez, em tempos sombrios, a força e a esperança acompanhem o amor e torne o mundo  um local melhor e mais humano. 
Que esses novos tempos possam mostrar que um novo mundo com fraternidade e justiça social seja possível.  Esperemos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário