Para compartilhar idéias!







terça-feira, 24 de março de 2020

O rádio em minha vida

Ao estudar a disciplina Radiojornalismo no curso de Jornalismo me dei conta do quanto sempre gostei do rádio.
Da infância, lembro dos meus avós e do meu pai ouvindo rádio. Do vô Antonio e a Hora do Brasil, sempre antenado. Do meu pai, as músicas sertanejas as 5h da matina. Da minha mãe, ouvia as músicas que, na infância, aprendi a cantar. Na adolescência, ganhei um radinho de pilha do meu tio-padrinho, radinho que ficava colado no meu ouvido.  
Sempre gostei do rádio no carro pra ouvir notícias e músicas. Depois passei a ouvir apenas notícias pois em algumas rádios as músicas fugiram do meu gosto. Ouvi muito a Rádio Itapema em Santa Catarina e a Rádio UEM em Maringá as quais sempre primam por programas que evidenciam a história da música, seja clássica ou popular.
Na idade adulta passei a frequentar programas de rádio como convidada para entrevistas, em rádios comerciais, rádios comunitárias e estatais.  Foi quando descobri o alcance do rádio e a delícia de saber que sua opinião ou informação está sendo ouvida por milhares de pessoas. Sim, por milhares. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT), na pesquisa realizada em 2017, 58% da população ouve rádios em aparelhos comuns, 14% por celular e 4% em computador.
O rádio, além de informações e músicas, tinha programação de radionovelas. Imaginem a criatividade dos profissionais para realizar as cenas de novelas, as informações e as partidas de futebol para passarem as emoções apenas pelo tom de voz e utilização de sons para registrar passos de caminhadas, brigas ou cenas de romance.
Com previsão de que iria acabar, o rádio sobreviveu ao surgimento da televisão e de inovações tecnológicas, mudou seu estilo e sua programação mas continua interagindo com o público que o ouve em todos os cantos do país.
Atualmente, o rádio se faz valer das inovações tecnológicas e expande seu raio de alcance ao se inserir, também, na Internet.
Daqui a dois anos, o rádio completará 100 anos de sua primeira transmissão oficial no Brasil que se realizou  em  7 de setembro de 1922 na comemoração dos 100 anos da Independência, com discurso do presidente Epitácio Pessoa.
Tomara que as rádios se organizem e nos propiciem programação especial para comemorar seus 100 anos de existência oficial no Brasil.
Será lindo de ouvir!





Foto da entrevista sobre o meu livro "As Mulheres na Luta Política", na Rádio UEM no dia 12/03/2020, no programa de Marcelo Galdioli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário