Para compartilhar idéias!







sexta-feira, 9 de julho de 2021

UEM e Prefeitura (Semulher) assinam convênio para curso de qualificação

Realizou-se na data de hoje, a assinatura do termo de convênio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. O convênio realizado é para a oferta de curso de qualificação para a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, na modalidade ensino à distância.

Participaram da mesa de abertura, o Reitor da UEM, Júlio Damasceno, o vice-prefeito Edson Scabora, a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), Terezinha Pereira e o Chefe de Gabinete da UEM, Alessandro Rocha.

Em sua exposição, a secretária Terezinha agradeceu todas as ministrantes do curso e o apoio técnico do Núcleo de Ensino a Distância da UEM (NEAD-UEM). Segundo ela, o embrião do projeto aconteceu em uma reunião entre o Fórum Maringaense de Mulheres (FMM) e a Semulher, na qual ela comentou que sonhava em fazer um curso de capacitação para a rede de atendimento às mulheres em situação de violência e a professora Eliane Maio disse que também era um sonho dela. A partir daí começaram as reuniões (on line, pois ocorreu durante a pandemia) para a formatação do projeto.

Na sequência, o projeto foi apresentado ao vice-reitor Ricardo Dias e a professora Josimayre Novelle (Coordenadora do NEAD) com professoras da UEM aposentadas que integram o FMM e integrantes da OAB. Após todos os encaminhamentos, gravações de aulas, chegou-se até esse momento de muita emoção. Terezinha Pereira citou nominalmente todas as ministrantes do curso bem como o pessoal de apoio do NEAD, representado pela coordenadora e pelo servidor técnico Erivelto Alves Prudêncio.

Para o chefe de gabinete Alessandro Rocha, a oferta de um curso desse porte se enquadra dentro das diretrizes de inclusão da UEM, que começou com as cotas raciais e culminou com a Política de Direitos Humanos aprovada na instituição.

O Vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora salientou a importância do conhecimento e a transformação do conhecimento em obras como a execução do projeto do curso que a partir do conhecimento das ministrantes será proporcionado o conhecimento para aperfeiçoar o atendimento numa área de vulnerabilidade social.

Cumprimentando a todos e todas, o Reitor Júlio Damasceno salientou a relevância da parceira entre a Prefeitura e a UEM, em diversos projetos, sendo este mais um deles que se soma a integração da comunidade acadêmica na cidade de Maringá.

Mesmo de férias, o vice-reitor da UEM, professor Ricardo Dias, também compareceu a cerimônia que, segundo ele, não poderia deixar de comparecer pois acompanhou todo o processo desde a primeira reunião na UEM. Dias também comentou sobre a Política de Direitos Humanos  e a promoção da inclusão na Universidade.

Após as falas procedeu-se a assinatura do termo de convênio e posterior encerramento da cerimônia que seguiu os protocolos de proteção contra o coronavírus contando com poucas convidadas. 

Valquiria Francisco, Presidente do FMM; Vereadora Ana Lúcia Rodrigues representando a Câmara Municipal;  Ana Cláudia Pirajá – Presidente da OAB-Maringá e as ministrantes do curso: Alana Marquezini (Coordenadora do CRAMM- Centro de Referência de Atendimento às Mulheres Maria Mariá); Eliane Maio (NUDISEX-UEM); Eva Santos (Presidente do Conselho Municipal da Mulher de Maringá e do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques); Margot Jung (AMLGBT- Associação Maringaense LGBT) e  Tania Tait (Ong Maria do Ingá Direitos da Mulher) foram as participantes da cerimônia.

 

Galeria de Fotos:













 

 

 

 

Um comentário:

  1. Parabéns a todas e todos participantes do projeto e às ministeantes dos cursos! Essa parceria entre a UEM e a Prefeitura de Maringá é fruto dos movimentos de mulheres de Maringá, representados pelo Fórum Maringaense de Mulheres e pela Ong Maria do Ingá- Direitos da Mulher, e da Secretaria de Direitos da Mulher e do Conselho da Mulher de Maringá.

    ResponderExcluir