Para compartilhar idéias!







quinta-feira, 22 de julho de 2021

O Museu Esportivo de Maringá em nossas vidas

Participei do lançamento do Museu Esportivo de Maringá (MEM) em seu lançamento como museu itinerante na antiga e saudosa Casa de Bamba. Naquele dia vi muitos ex-atletas, senhores e senhoras de cabelos brancos se reencontrando, alguns jovens, compartilhando momentos passados e se confraternizando. Alguns eu conhecia, outros conheci naquele dia.

Sempre fui ligada ao esporte, na adolescência como atleta de natação e de ginástica desportiva. Na vida adulta, como atividade física apenas. Com o namoro e o casamento com o Luis Antonio, ex-jogador do Grêmio (e de outros times, inclusive no sub-20 da Seleção Brasileira) a proximidade ficou maior.

Participei da inauguração do Museu no espaço físico atual. De lá pra cá, Luis e eu sempre procuramos participar das atividades.

A existência do MEM nos trouxe lembranças e propostas. Um grupo de ex-atletas de GRD – Ginástica Rítmica Desportiva, no qual me incluo, estávamos organizando junto com a professora Glória Soares Nakashima, falecida ano passado, a história da GRD  em Maringá, a começar com homenagem a professora Sara Machado Genaro (falecida em 2011) que trouxe a modalidade, sendo a primeira técnica na cidade. O MEM estava programado para ser o guardião, também, dessa história. O falecimento da professora Glorinha adiou essa programação.

Estou, também, como o material e fotos do meu tio José Luiz Tait, ex-árbitro de futebol para levar ao  MEM assim que for possível diante das restrições pela pandemia.

A minha participação no Museu me levou, rapidamente, a conhecer a turma toda de ex-atletas, profissionais, amadores ou apenas amantes do esporte. Por esse envolvimento, quando estive como Presidente do Conselho da Mulher e da Ong Maria do Ingá tive a oportunidade de convidar o Museu Esportivo de Maringá para participar da III Pedalada/ Caminhada pelo fim da violência contra a mulher.

Fui, então, chamada para uma reunião pelo criador e presidente do Museu, o jornalista Antonio Roberto de Paula para apresentar o evento organizado pelo Conselho da Mulher e pelo Fórum Maringaense de Mulheres.

Num sábado de manhã fui na reunião. Eu era a única mulher presente naquele dia. Expliquei qual era o objetivo da Pedalada/Caminhada e que seria muito importante para a luta pelo fim da violência a participação do MEM. Alguns deles comentaram sobre situações de violência que viram ou tinham ouvido falar. Fechamos o acordo para participar.

Assim, em uma manhã de sábado de novembro de 2019, estávamos nós, mulheres e os amigos do MEM juntos, lado a lado, chamando a atenção da cidade pelo fim da violência contra a mulher.

Nesse ano de 2021, uma ação de solidariedade do MEM nos fez pensar em unir forças novamente e por meio da ONG Maria do Ingá, nos reunimos na arrecadação de produtos de higiene e limpeza, principalmente absorventes higiênicos para famílias carentes em parceria com os vicentinos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Novamente, os amigos do MEM compreenderam a importância da nossa solicitação, agora a respeito do absorvente higiênico pela dificuldade das mulheres adquirirem o produto diante da pandemia.

O que nos reúne como sociedade civil, amigos do MEM e movimento de mulheres é a solidariedade diante do sofrimento ocasionado seja por atos de violência contra a mulher ou por efeitos de uma pandemia. O fato é que nos unimos e criamos laços que, esperamos, possam nos levar a outras caminhadas em comum no futuro.

Pessoalmente, de tudo que presenciei e acompanhei nesses anos, penso que, além de resgatar e guardar a história do esporte maringaense, o MEM uniu pessoas em um objetivo comum, trouxe suas histórias e resgatou vidas. Sim, resgatou vidas. Sinto isso quando vejo o olhar brilhando tanto pela alegria de quem conta as histórias quanto pela alegria dos que ouvem. O MEM trouxe muitos brilhos de volta à vida e ao olhar dos que se aproximam.

Parabéns De Paula e equipe por seu empenho e por essa linda ideia tornada realidade.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário