Para compartilhar idéias!







quarta-feira, 31 de março de 2021

As mulheres na luta política durante a ditadura militar no Brasil

 É hoje o debate "As mulheres na luta política durante a ditadura militar no Brasil".

A data não foi escolhida ao acaso. Além de estar dentro do mês da mulher, a data marca o golpe militar instaurado no Brasil em 1964.
 
A ditadura do governo militar durou até 1985, quando houve a abertura democrática. As ditaduras militares nos países da América Latina ocorreram no mesmo período, patrocinadas pelo EUA, durante a chamada guerra fria, como forma de combater o comunismo, palco da rivalidade entre Rússia e EUA.
Foi um período de grandes retrocessos para o Brasil, principalmente em áreas como economia, educação, cultura e direitos civis.
 
A política política do governo da ditadura militar assassinou, torturou e agrediu os que eram contrários ao governo, não importava ser era ligado ao comunismo ou não, bastava ser contra a ditadura para ser preso pela polícia.
 
No caso das mulheres, as torturas tinham conotação sexistas, acompanhadas de estupros e violação dos seus corpos.
 
Pra quem quer conhecer sobre as atrocidades cometidas no governo da ditadura militar indico a leitura de dois livros: Brasil Nunca Mais organizado por Paulo Evaristo Arns e Batismo de Sangue, de Frei Beto.
 

Quem quiser conhecer a história de algumas mulheres que lutaram contra a ditadura militar em Maringá, indico o livro de minha autoria "As mulheres na luta política".
Sim, Maringá teve homens e mulheres que atuaram no campo de luta contra a ditadura militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário