Para compartilhar idéias!







sábado, 19 de junho de 2010

Municipaliza ou Estatiza? E a conta quem paga????

Ontem à noite, tivemos a apresentação do Vereador Mario Verri (PT) sobre a concessão da água em Maringá. Mario Verri é presidente da comissão que analisou o vencimento do contrato do município com a Sanepar. A comissão realizou visitas a cidades cuja concessão da água é municipalizada (Uberlância, Uberaba e Marechal Candido Rondon). Segundo o presidente da comissão, existem duas posições na Câmara: (1) manter o contrato com a Sanepar com solicitação de melhorias; (2) municipalizar, ou seja, passar para a gestão da Prefeitura Municipal.
Até a década de 1970, existia a CODEMAR, órgão municipal responsável pela água no municipio. Na época, houve a concessão para a Sanepar, que é estadual. O vereador comentou, também, que a Sanepar realizou muitos investimentos no município e que pretende acertar a renovação do contrato com o município.
Fiquei intrigada, pois, me lembro vagamente das discussões sobre CODEMAR e SANEPAR (acho que na época, eu era o que chamam hoje de "pré adolescente"...) e não imaginava que isso pudesse voltar a pauta. A quem interessa municipalizar a água? Qual a justificativa? E no fim de tudo, fica a certeza, independente do que decidirem, quem paga a conta é sempre a população. E não é só a conta da água que pagamos (que é um serviço prestado), pagamos a conta das indenizações, dos advogados que entram com recursos, das obras inacabadas, das obras sob suspeita de superfaturamento, das ações da derrubada da rodoviária...e quem decidiu fazer tudo isso, vai pagar quando, como e o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário