Para compartilhar idéias!







quarta-feira, 14 de outubro de 2020

O Assobio

Dias atrás assisti um filme em que um personagem caminhava assobiando. Aquele som do assobio me fez perceber que ouvimos muito pouco assobio na atualidade. Nada a ver com a pandemia, o silêncio do assobio vem de tempos.

Pelo dicionário da língua portuguesa, o assobio significa “som agudo e prolongado que o ser humano pode produzir, com o ar expirado, através do estreitamento da passagem do ar na cavidade bucal, com a língua tomando a forma de canaleta, acompanhado de arredondamento e projeção dos lábios” e “um som agudo produzido por alguns animais (pássaros, cobras etc.); sibilo, silvo”. 

Resumindo, faz um biquinho com a boca, coloca a língua nos dentes e manda ver o som. Descobri que minha gata não gosta e se agita quando tento assobiar.

Quando criança lembro do meu pai assobiando músicas. Assobiava-se para cantar, para comemorar, para chamar alguém.  Tinham os deselegantes, pra não dizer outra coisa, que assobiavam pra chamar a atenção das mulheres.

Nós crianças adorávamos assobiar. Conseguir fazer aquele assobio poderoso com os dedos na boca era sensacional, uma vitória. Nem todos conseguiam, eu era uma das que não conseguiam, o meu assobio com os dedos saía bem sem graça. Mas, me virava muito bem assobiando músicas. E gostava...

Me parece agora que o assobio fazia parte de uma vida mais simples, num tempo longínquo em que a tecnologia que se tinha era a televisão e o rádio como sinais da modernidade.

Nem faz tanto tempo assim. A Internet entrou em nossas vidas de modo comercial em 1995 e se expandiu a partir dos anos 2000. Pensando bem, nesse ritmo alucinante de bombardeamento de informações em tempo real distribuídas em múltiplas plataformas, o assobio é coisa do século passado.

Aquele som gostoso do meu pai assobiando a música “No rancho fundo” de Ari Barroso, certamente ficará apenas na minha memória.

E termino aqui, assobiando...de saudades...



                                         Imagens disponíveis no Google

4 comentários:

  1. Eu assobia com as duas mãos, imitando o som da coruja . 😜😜😜E já assobiei muitas músicas tbem ....mas agora não dá mais ....kkk😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua assobiando. É uma alegria pra quem ouve.

      Excluir
  2. Amamos! Carrego na genética. Irmãos,Mamãe,tias,tia_madrinha primos um verdadeiro festival.Lindo ninguém ri durante o "show"!! rsrsrs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Gosto de ouvir assobios, me traz lembranças gostosas.

      Excluir