Para compartilhar idéias!







segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Lançamento do livro Corpo de Mulher Soberania de Mulher

 O livro “Corpo de Mulher Soberania de Mulher” organizado pelo psicanalista e professor doutor Artur Molina, será lançado no dia 30 de novembro, às 19h30 no Sabores do Malte, localizado no Mercadão Municipal.

A obra apresenta artigos que tratam sobre o tema violência contra a mulher tais como o feminicídio, a violência psicológica, a situação das mulheres negras e a atuação de movimentos sociais na defesa dos direitos das mulheres.

A ideia do livro surgiu a partir da pesquisa de pós-doutorado realizada pelo organizador, a qual apresentou um aplicativo chamado Software Indicador de Violência Doméstica. O Software indica a partir de respostas das mulheres o tipo de violência sofrida com base na tipificação da violência da Lei Maria da Penha bem como o percentual de violência sofrida e como buscar ajuda.

A partir daí, Molina procurou autoras de trabalhos na área, as quais atenderam o convite e passaram a compor o livro. Além dos artigos são apresentados três depoimentos de mulheres que sofreram e superaram a violência sofrida. Participo do livro com o artigo sobre a experiência da Ong Maria do Ingá Direitos da Mulher antes e depois da Lei Maria da Penha.


O intuito é chamar a atenção sobre a violência contra a mulher, reflexo do patriarcado e do machismo que se encontram enraizados em nossa sociedade. A apresentação do livro realizada pela jornalista e professora” Valdete da Graça traz a indagação e a resposta sobre a necessidade de uma obra desse porte: “Por que fazemos isso? Por que é preciso.”

MOLINA, Artur. Organizador. Corpo de Mulher Soberania de Mulher. Maringá: Editora Iperfil, 2022.

Artigos:

Artur Molina

Ângela Soligo

Lilian Alves-Machado

Maria Conceição Costa

Mônica Prado

Tania Fatima Calvi Tait

Nenhum comentário:

Postar um comentário