Para compartilhar idéias!







domingo, 6 de junho de 2021

Fórum Maringaense de Mulheres apoia Projeto de Lei de distribuição gratuita de absorventes

O ciclo menstrual é um processo natural na vida das mulheres as quais lidam com os cuidados desde a adolescência quando o ciclo se inicia.

No entanto, a falta de recursos financeiros traz um lado obscuro nesse ciclo natural do corpo feminino que é a dificuldade em higienizar o corpo no período menstrual. Falta essa que impede a compra de absorventes higiênicos e faz com que mulheres usem de diversos artifícios como papel jornal, papel higiênico, miolo de pão, entre outros. Inclusive, muitas meninas faltam as aulas e muitas mulheres se ausentam do trabalho no período menstrual devido à falta de absorventes.

Com a pandemia e o aumento do desemprego, a situação tornou-se catastrófica principalmente para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, de baixa renda ou desempregadas.

Nesse sentido, o Fórum Maringaense de Mulheres apoia o Projeto de Lei 15.929/2021 que autoriza o Poder Executivo a fornecer gratuitamente absorvente intimo higiênico às mulheres de baixa renda ou em vulnerabilidade social do Município de Maringá e dá outras providências.

Trata-se de um item essencial para as mulheres e que deve fazer parte da cesta básica recebida pelas famílias e, também disponibilizados para as mulheres em pontos estratégicos como escolas e postos de saúde.

O reconhecimento dessa necessidade pelo setor público e pela sociedade significa, também, respeito às mulheres em situação de vulnerabilidade. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário