Para compartilhar idéias!







quarta-feira, 23 de junho de 2021

Manifestação Fora Bolsonaro une movimentos sociais


No dia 19 de junho ocorreram Manifestações contra Bolsonaro pelo país. Em Maringá, o evento também foi realizado, com estimativa de 1.500 participantes, conforme informação de Vera Nogueira, Presidente da Frente Brasil Popular.

Durante o evento, observou-se o cumprimento às regras para evitar o contágio pela Covid-19 tais como: uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Integrantes da comissão de organização passavam pelas pessoas aplicando álcool em gel nas mãos destas e a locutora em cima do caminhão de som anunciava, a todo instante, para que as pessoas mantivessem distanciamento durante a passeata.

Debaixo de uma garoa fina, típica de inverno, os manifestantes realizaram uma passeata cujo trajeto foi da Praça Raposo Tavares até a Praça Renato Celidônio (na Prefeitura), passando pela Av. Tamandaré, Av. Paraná, Av. Brasil e a Av. Getúlio Vargas. A passeata foi organizada em três filas indianas, com distanciamento, como pode ser observado nas fotos.





Além das palavras de ordem pedindo vacina para todos, não tire a máscara, entre outras, a mais gritada pelos manifestantes foi, sem dúvida, Fora Bolsonaro. 

 
Manifestantes gritando ForaBolsonaro


Além da organização e dos cuidados pelo Covid-19, uma observação atenta nota a presença dos movimentos sociais no evento. Lgbts, negros, mulheres e estudantes formaram junto com sindicalistas e partidos de esquerda, unidos, uma única voz.

As faixas e cartazes trazidas pelos movimentos mostram a insatisfação da população e o que pensam a respeito do presidente do Brasil. Inclusive, durante o evento, foi distribuído um jornal da Associação contra a carestia e o desemprego.

 









Para Luiz Carlos dos Santos, 54 anos, professor, representante do grupo Coalisão Negra, a presença do movimento negro traz a denúncia de que os negros e negras foram a população mais atingida pela pandemia, tanto com relação às mortes como pelo desemprego.

Por sua vez, Nilda Souza, 55, professora aposentada e ativista feminista, afirma que as mulheres são 52% da população maringaense, estão em todos os locais, cuidam dos doentes das famílias e padecem mais que os homens nessa pandemia. Ela destaca, também, que dentre as mulheres, as mulheres negras são as mais atingidas.

A presença de idosos e jovens na manifestação é um outro fato que chamou a atenção, caminhando juntos com os gritos de ordem por vacina, por Fora Bolsonaro e por lamento pelas 500 mil vidas perdidas para a Covid.

Para o Deputado Federal, Enio Verri (PT) presente à manifestação em Maringá, os atos em todo o país são resultado da política negacionista do governo bolsonaro que levou às 500 mil mortes por Covid, do desemprego, do retorno do país para o  mapa da fome e das demais políticas de entrega das riquezas nacionais ao capital internacional.

As imagens dos cartazes, também, mostram o descontentamento da população com o governo Bolsonaro e, aos poucos, surge, no meio das manifestações, a bandeira brasileira que fora símbolo dos aliados do presidente e, começa a voltar para as mãos do povo brasileiro. 





 

 

 

 

 

 

 

 

Texto, fotos e filmagem: Tania Tait 

#ForaBolsonaro 

#vacinajá

 #ForaBolsonaroemMaringá

4 comentários:

  1. Maringá se levantou, contra as mentiras contra o GENOCIDA 1500 pessoas na manifestação é um avanço incomparavel!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A união dos movimentos sociais é muito importante nesse momento. Obrigada por seu comentário.

      Excluir
  2. Muito importante esse trabalho de divulgação contra o genocídio que está acontecendo no nosso País. Parabéns, pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Vamos somando forças por um Brasil melhor. #ForaBolsonaro

    ResponderExcluir