Para compartilhar idéias!







sábado, 21 de novembro de 2020

Pra quem ainda nao entendeu.



1. Tem dois adolescentes na porta da escola: um branco de olhos verdes e um negro. Eles são amigos e foram buscar a irmãzinha do adolescente negro. O adolescente negro trabalha, o loiro de olhos verdes não trabalha ainda. A patrulha escolar chega. Quem voces acham que ela aborda com xingamentos e violência ? 

Fantasia? Não. Isso aconteceu anos atrás em escola de Maringá.

2. Um aluno do intercâmbio com Cabo Verde, disse que se sentia muito mal no Brasil pois toda vez que ia no shopping, o segurança o seguia. 

Fantasia? Não. Isso aconteceu em Maringá.

3. Um trabalhador uniformizado vai pra casa e é abordado pela polícia. Onde vai? os policiais perguntam. Estou voltando do trabalho. Moro aqui. O "aqui" é um condomínio de apartamentos. E a polícia diz: aqui? como se ele trabalhador negro não pudesse morar "ali".

Fantasia: Não, Isso aconteceu em cidade do interior de São Paulo.

4. A mulher negra entra no elevador. Tem uma senhora branca. A senhora diz, toda mansa: filha o elevador de serviço é o outro. A mulher negra responde: obrigada por avisar, mudei pra cá faz pouco tempo.

Fantasia: Não. Isso aconteceu em prédio em Maringá.

Como esses, existem milhares de situações que negras e negros passam por esse Brasil afora. Além das vagas de emprego, da evasão escolar, da ausência no ensino superior e da ausência da comunidade negra na política, do assassinato e das balas direcionados a negros e negras,  que são visíveis  e estampam as manchetes de jornais vamos lembrar do medo pelo qual passam as famílias quando os seus saem de casa. 

Estamos falando do dia-a-dia que é enfrentado por negros e negras de todas as idades, estudantes, trabalhadores (as). E aí vem um vice-presidente e diz que no Brasil não existe racismo. Decididamente, esse governo fake não conhece a realidade do nosso povo ou a ignora propositalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário