Para compartilhar idéias!







sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Por uma Maringá com vereadoras na Câmara Municipal

Infelizmente, a Câmara Municipal de Maringá tem ZERO vereadoras na atual legislatura. Apenas uma mulher (suplente) assumiu a vereança por dois meses em substituição ao vereador titular que foi candidato a deputado estadual.

É incompreensível que uma cidade com mais de 420 mil habitantes, com uma população feminina de 52% não tenha representantes no legislativo.

As mulheres atuam em todos os setores da sociedade e ainda são as que mais acompanham os filhos nas reuniões das escolas, cuidam dos doentes das famílias, usam o transporte coletivo e movimentam a economia local e do centro das cidades. Entretanto, as mulheres não estão na Câmara de Vereadores que é o local onde as leis sobre o funcionamento de cada serviço são aprovadas. Assim, nós mulheres nos tornamos “invisíveis” na sociedade.

Mesmo detendo o conhecimento dos serviços, sabendo dos problemas e das soluções, as mulheres precisam se organizar muito para serem ouvidas e atendidas. Certamente, quando temos vereadoras, ganhamos tempo na etapa de convencimento e de explicação das nossas necessidades.

Por mais que alguns vereadores nos atendam bem nas solicitações do Conselho da Mulher ou das entidades de direitos da mulher, nós não nos sentimos representadas como mulheres pois na composição do legislativo maringaense vemos apenas homens discutindo os problemas da cidade. A representatividade é fundamental para a busca da igualdade de direitos entre mulheres e homens, para que as demandas das mulheres estejam na ordem do dia e sejam respeitadas.

Portanto, mulheres, sejamos decididas!

Pense na situação das mulheres que necessitam do atendimento público na saúde, educação e moradia, na situação das mulheres vítimas de violência que precisam de rede de atendimento aperfeiçoada cada vez mais, pense nas leis que facilitam a vida das mulheres no transporte público, na mobilidade urbana ou no meio ambiente.

Escolha uma mulher pra votar pra vereadora. A menos que um candidato a vereador seja o único candidato do partido que você é filiada, seja seu irmão, parente, marido ou coisa parecida, você não tem motivo e nem precisa votar nele. Muitas mulheres estão preparadas para nos representar na Câmara pois conhecem bem a nossa realidade.

Eleger vereadoras é sanar essa lacuna vergonhosa que marcou a atual legislatura sem mulheres, afinal temos o direito de ocupar esse espaço da elaboração e aprovação de leis e de fiscalização do poder público municipal.

Esperamos que ao final da apuração deste 15 de novembro, a nossa representatividade enquanto mulheres esteja restabelecida na Câmara Municipal de Maringá.

Por todas nós!

Artigo publicado, originalmente,  pela autora do blog em  Café com Jornalista 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário