Para compartilhar idéias!







quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma mulher na Presidência do Brasil!

Nós mulheres, representamos a maioria da população brasileira. Segundo dados do IBGE, somos chefes de família, ocupamos postos de trabalhos, somos mais qualificadas e temos mais anos de estudo do que os homens. No entanto, não atuamos na esfera política, não tomamos decisões sobre como será a nossa vida e nem determinamos como serão realizadas as políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, entre outras que nos afetam diretamente. São as mulheres, em grande parte, que acompanham a vida escolar dos filhos, levam os doentes da família ao médico e acompanham a família em leito hospitalar. Mas, no momento de decidir como esses serviços são prestados as mulheres não estão presentes. Ainda ocupamos a insignificante proporção de menos de 10% de mulheres em cargos eletivos (governadoras, deputadas, senadoras, vereadoras). Em termos de eleição, somos sempre a minoria a concorrer e a minoria a ser eleita.
Pela primeira vez em nossa história, temos a oportunidade concreta de eleger uma mulher para a presidência do Brasil. E, pode observar como funciona o “ataque” á uma mulher candidata: questionam sua competência, procuram entrar em aspectos de sua vida pessoal e temas do cotidiano feminino.
Como alguém pode duvidar, por exemplo, da competência e da experiência de uma pessoa que começou sua atuação em uma capital como Porto Alegre, passando pelo governo estadual, atuou como Ministra das Minas e Energia e Ministra da Casa Civil. Além de ter combatido, na juventude, a ditadura militar.
Pela segunda vez em nossa história recente, temos a oportunidade de eleger um projeto político que prioriza o social e já mostrou que suas ações funcionam para o Brasil. Basta lembrar quem éramos 8 anos atrás e no que o Governo Lula transformou o país.
Agora, vamos seguir mudando e fazer muito mais. Vamos continuar com o projeto político voltado para o social. Com certeza, uma mulher na presidência reúne todas as condições para continuar a obra iniciada pelo presidente Lula.
Competência, experiência e o olhar feminino: Dilma Presidente 13.

5 comentários:

  1. olá,a questão política em nosso pais não envolve somente dados de competência ou trajetória de vida e etc.somos um pais de varias etnias religiosas não conseguimos deixar de envolver o profissional com o pessoal e porque não dizer o moral...Não sou de partido nenhum e nem apoio ninguém mas, gosto de estar informada e de pesquisar sobre temas de atualidade a interesse coletivo e como ali em cima diz PARA COMPARTILHAR IDÉIAS!
    resolvi postar a minha: a mulher já conquistou seu espaço e vem provando a cada dia que é digna e merecedora o suficiente do patamar que ocupa na sociedade.Temos que ter a consciência que nunca estivemos e nunca vamos estar no mesmo nível de outros (homens e mulheres, defendo a idéia de que uma pessoa deve ser julgada individualmente pelos seus atos homem ou Mulher...a partir do momento q ela decidiu se candidatar sabia das conseqüências, boas e ruins...Não acha?

    ResponderExcluir
  2. Uma mulher sim..mas não uma picareta como Dilma, representante do partido dos petralhas e ladrões.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Thaís, por nos ajudar no compartilhamento de idéias e na reflexão. Realmente, as mulheres que atuam na política sabem o que as espera, mas vão acreditando num projeto maior de participação e que podem contribuir para por fim ao forte machismo existente no Brasil. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. O Conversa Afiada reproduz manifesto de apoio a eleição da candidata Dilma.

    Um grupo de artistas e intelectuais liderados por Leonardo Boff, Chico Buarque, Emir Sader, Eric Nepumuceno está articulando adesões ao manifesto abaixo de apoio político a eleição de Dilma Roussef.. Se você puder aderir agradeceríamos muito:

    mande sua adesão para emirsader@uol.com.br e ericnepomuceno@uol.com.br .


    MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS PRO DILMA

    Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional.

    Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.

    Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais.

    Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária.

    Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado.
    Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana.

    Leonardo Boff
    Chico Buarque
    Fernando Morais
    Emir Sader
    Eric Nepumuceno

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que DILMA será a presidente, pois no dia 31 o povo vai saber reconhecer que o país mudou, e mudou pra melhor, e isso é culpa da DILMA, tiramos 32 milhões de pessoas da miséria,criamos 14 novas universidades,geramos mais de 14 milhões de empregos e muito mais foi feito pelo país. E é isso que incomoda e desespera a tucanada e esse povo que durante quinhentos anos escravizaram o povo brasileiro. Tucano..nunca mais.

    ResponderExcluir