Para compartilhar idéias!







sábado, 14 de agosto de 2010

A importância do gerenciamento de projetos de software para a sociedade

A área de gerenciamento de projetos de software (GPS) cresceu muito nos últimos anos em decorrência das novas exigências possibilitadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Com conceitos advindos da administração de empresas a área se tornou multidisciplinar por atuar em conjunto com áreas como psicologia e direito.
Além disso, o GPS coloca na ordem do dia a integração entre aspectos sociais, organizacionais e técnicos. A área parte, também, da premissa de que o software é um empreendimento humano usado por pessoas e desenvolvido a partir das necessidades e das informações indicadas pelas pessoas. Portanto justifica-se a preocupação social e organizacional embutida nas atividades do gerente de projetos de software.
Aliado a essas preocupações tem-se ainda o aspecto ético no gerenciamento de projetos, a partir do qual as decisões gerenciais devem ser tomadas visando o bem estar das pessoas envolvidas, a proteção da sociedade e a responsabilidade pelos produtos de software desenvolvidos.
Verifica-se que o uso do software está em todas as áreas desde o atendimento no balcão de lojas até no controle de aeronaves, no uso de software para web e no desenvolvimento distribuido de osftware, o que implica na necessidade de um gerenciamento de projetos de software que, por meio de suas atividades de planejamento e acompanhamento de projetos, conduza a entrega de um produto de software confiável e seguro para seus usuários.

Mais detalhes sobre a área de GPS podem ser encontrados em:
www.din.uem.br/~tait
www.ufpa.br/sbqs2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário