Para compartilhar idéias!







terça-feira, 5 de julho de 2011

Ficamos mais inteligentes com a idade?

Algumas pesquisas tem demonstrado que, com a maturidade, as pessoas se tornam mais inteligentes, apesar da aparente falta de memória. Informações em matérias de revistas acrescentam situações em que as pessoas "maduras" se saem muito bem como na solução de problemas. Isso não parece ser novidade para alguns povos ou para algumas religiões. Se observarmos bem, encontramos povos que valorizam os anciâos tanto no aspecto religioso como no político. Nesses casos, são valorizadas a experiência ao longo dos anos e a capacidade de discernimento diante de situações complicadas ou simples. Claro, que muitas decisões são tomadas em cima de um tradicionalismo exacerbado. No entanto, abstraindo esse fato, verificamos a reverência que é dada aos idosos.
Em nossa sociedade, com a evolução tecnológica, o excesso de informações e a busca da aparência acima de tudo, o que temos visto é a valorização cada vez mais crescente da juventude e da forma com menosprezo das rugas e do conteúdo. Entretanto, pessoas altamente produtivas com mais de 90 anos (até mais de 100) são grandes exemplos de que as rugas adquiridas ao longo dos anos podem significar muita energia e contribuição para melhorar o mundo em que vivemos.
Perde-se em agilidade física, em alguns casos, mas ganha-se em sabedoria, em todos os casos. E não é apenas observação, tem pesquisa científica provando que com a idade nos tornamos mais inteligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário