Para compartilhar idéias!



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VII Workshop de Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software (WOSES 2011)

VII Workshop de Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software (WOSES 2011)
Curitiba/PR – 06 de junho de 2011
Evento paralelo ao X Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2011)
Chamada de Artigos
Deadline de Submissão: 03/04/2011
MOTIVAÇÃO
O WOSES se propõe como um espaço pioneiro no Brasil dedicado a investigar as possibilidades e potencialidades de um olhar sociotécnico especificamente lançado sobre as práticas de desenvolvimento e uso de software, em sua busca de projetar e desenvolver software de alta qualidade. Um olhar que busca apreender o desenvolvimento de software sem fragmentá-lo em "fatores ou aspectos técnicos" de um lado, e "fatores ou aspectos não-técnicos" de outro, sem fatorá-lo em quaisquer outras dualidades ("fatores técnicos" versus "fatores humanos, organizacionais, éticos, políticos, sociais, etc.") que terminem por desfigurar o "pano sem costura" que imbrica no desenvolvimento e uso de software o técnico e o social em um mesmo e indivisível tecido.
Nesta sétima edição do WOSES, pretendemos discutir os “Rumos do Olhar Sócio-técnico”, a partir do que já acumulamos de discussões e práticas à luz do enfoque sociotécnico. Para tanto, manteremos o mesmo formato da edição anterior, no qual tivemos duas sessões: artigos e artigos de opinião. Os artigos de opinião serão apresentados a partir da chamada do evento “Rumos do Olhar Sociotécnico” e serão apresentados pelos autores em uma sessão de debate. Os demais artigos serão na forma de artigos tradicionalmente apresentados no WOSES.
Para conhecer sobre as discussões realizadas no WOSES, consulte as edições vol. 18 no. 1 e vol. 19 no. 2 da revista Scientia com artigos selecionados das edições 2006, 2007 e 2008 em http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/scientia/) e o vol. 14 da Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA), que traz dois artigos relacionados ao WOSES. Os melhores artigos do WOSES 2009 estão disponíveis na edição especial da revista INFOCOMP, edição especial, Fev/ 2010 em http://www.dcc.ufla.br/infocomp/.
Sensível às recomendações recorrentes na literatura em geral sobre a abordagem sociotécnica, e nos modelos de qualidade de software, o workshop buscará, através da exposição de trabalhos e dos debates entre os participantes e expositores:
 Promover novas e melhores formas de interação entre o técnico e o social, buscando superar fronteiras entre a ES e outros saberes, especialmente aqueles oriundos das ciências humanas e sociais;
 Buscar novas compreensões para o sucesso/fracasso dos projetos de desenvolvimento, implantação e melhoria de processos de produção de software à luz das relações éticas, sociais, políticas, econômicas e históricas indissociáveis da prática de desenvolvimento de software;
 Consolidar a formação de uma rede de pesquisadores interessados pelo desafio de construir uma abordagem sociotécnica da ES, procurando socializar as experiências dos grupos de pesquisa já envolvidos com o tema no Brasil e na comunidade internacional, bem como estimular a formação de novos grupos;
 Entender a atual configuração do software no Brasil e no mundo, através da contextualização histórica de seu ensino e prática;
 Contribuir para a produção de novos saberes capazes de enriquecer o debate sobre a ES, potencialmente aptos a agregar eficiência e qualidade ao desenvolvimento, manutenção e implantação de sistemas de software.
 Construir e fortalecer os vínculos entre a abordagem sociotécnica e a demanda por qualidade de software, especialmente à luz de estudos de caso de desenvolvimento, manutenção e implantação de sistemas de software em organizações.
 Discutir estudos de caso, relacionados a projetos de software e projetos de melhoria/implantação de processos de software, tratados à luz do olhar sociotécnico, no qual a prática do desenvolvimento de software é constituída de forma indissociavelmente técnica, social, histórica, econômica, ética e política.
 Refletir sobre as questões de ensino e ética em software à luz do olhar sociotécnico.
DATAS IMPORTANTES
 Submissão de artigos (relatos de experiência): 03/04/2011 – 23:59h
 Notificação aos autores: 02/05/2011 – 23:59h
 Versão final dos artigos (camera-ready): 08/05/2011 – 23:59h
 Realização do workshop: 10/06/2011
TÓPICOS DE INTERESSE
Além do tema principal, estamos interessados em artigos completos nos temas a seguir:
 O processo de software e as questões sociotécnicas;
 História da ES;
 Abordagens de ciências sociais aplicadas à ES;
 Relações entre stakeholders do processo de software: analistas, usuários e clientes, entre outros;
 Elicitação de requisitos e suas necessidades sociotécnicas: desafios, dificuldades e soluções;
 Customização e uso de pacotes de software;
 Relações sociotécnicas em fábricas de software;
 Aspectos da qualidade em uso;
 Ética em ES;
 O Direito, a propriedade intelectual e a ES;
 Cultura, política, comportamento social e organizacional na gerência de projetos;
 Cultura, política, comportamento social e organizacional em processos de melhoria de qualidade;
 Complexidade sociotécnica na gestão de conhecimento em ES;
 A prática da ES frente às pressões do mercado;
 Estudos de caso de projetos de software, e de projetos de implantação e melhoria de processos de software, nos quais se possam evidenciar os efeitos de determinados enredamentos (culturais, políticos, organizacionais, econômicos, etc.).
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem ser submetidos diretamente de forma eletrônica pelo sistema JEMS, utilizando a seguinte página: https://submissoes.sbc.org.br/sbqs2011.
COORDENAÇÃO GERAL
Dra. Tania Tait (UEM)
COORDENAÇÃO DE PROGRAMA
Dra. Tayana Conte (UFAM)
COMITÊ DIRETIVO
Henrique Cukierman (COPPE/UFRJ)
João Porto de Albuquerque(EACH-USP)
Heitor Costa (UFLA)
Cassio Teixeira (BNDES)
Tania Tait (UEM-Maringá)
Tayan Conte (UFAM)
Rafael Prikladnicki (PUCRS)
COMITÊ DE PROGRAMA
Em formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário