Para compartilhar idéias!







segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Por que propor campanha de prevenção ao coronavírus para as mulheres?

Na cidade de Maringá, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde estão morrendo mais homens do que mulheres pelo COVI-10.  No entanto, as mesmas estatísticas apresentadas indicam que as mulheres estão sendo mais contaminadas pelo novo coronavírus.

Diante desse cenário, a ong Associação Maria do Ingá Direitos da Mulher analisou a situação e os dados. Na análise, discutiu-se a presença da mulher na cidade, a qual conta uma rede de comércio e de fábricas de confecção de roupas de âmbito regional tanto com relação às vendas como no emprego de mulheres, em sua maioria.

Além disso, nas áreas de saúde e dos serviços domésticos, as mulheres são, também, a maioria das trabalhadoras, executando as atividades em um ou mais empregos.

Outro fator analisado relaciona-se a movimentação econômica protagonizada pelas mulheres tanto no comércio local nos bairros como no centro da cidade, quando se deslocam para aquisição de produtos e serviços.

Para completar esse cenário, surge a mobilidade das mulheres, em sua maioria, usuárias do transporte coletivo. Assim, as mulheres circulam tanto no ambiente público como no ambiente doméstico.

No ambiente doméstico, as mulheres, são as que, normalmente, gerenciam e realizam as atividades da casa, na realização das tarefas, no cuidado das crianças, dos idosos e dos doentes das famílias.

Todo esse conjunto de fatores leva a maior exposição por parte das mulheres ao coronavírus, o que mostra a necessidade de que seja realizada uma campanha de prevenção voltada para as mulheres,

Em face do exposto, a Ong Maria do Ingá protocolou documento junto à Prefeitura de Maringá solicitando que seja realizada uma campanha de prevenção e conscientização específica para as mulheres no sentido de reduzir a contaminação e a proliferação do coronavírus – Covid-19.

Esperamos que a solicitação da entidade seja atendida com valorização para a importância do trabalho e da presença da mulher na cidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário