Para compartilhar idéias!







sexta-feira, 28 de julho de 2023

A Copel é nossa!

A partir do momento que o Governo do Estado iniciou o processo de privatização da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, inúmeras atividades têm sido realizadas, desde audiências públicas até manifestações nas ruas contra a venda da maior empresa pública do Paraná.

Hoje, 28/07, ocorreu uma dessas ações em Maringá, no horário do almoço, mesmo debaixo de uma garoa fina. Representantes do Steem – Sindicato do Eletricitários de Maringá e região, de entidades sindicais e do movimento social se reuniram para manifestação contrária a privatização da Copel que está sendo realizada pelo Governador Ratinho Junior.

Temas sobre: por que privatizar uma empresa como a Copel que atende os paranaenses; os lucros do capital internacional com a venda da Copel; o interesse de empresas especuladoras financeiras na venda da Copel, entre outros, direcionaram as exposições dos representantes das entidades presentes.

Para o engenheiro Sérgio Inácio, do Senge-PR (Sindicato dos Engenheiros), a privatização da Copel é um absurdo pois a energia elétrica é um bem comum e deve estar ao alcance de toda a população, sem visar lucro como pretendem os especuladores financeiros.

Em entrevista recente, o Deputado Arilson Chioratto (PT) que está a frente da defesa da Copel afirmou que a venda da empresa pública serve somente ao mercado financeiro e vai encarecer o serviço aos paranaenses

Por sua vez, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pede a suspensão da privatização da Copel tendo em vista que para apressar o processo, o Governo do Estado do Paraná agiu de forma irregular. Essa informação está em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/07/ministerio-publico-de-contas-pede-suspensao-da-privatizacao-da-copel.shtml


                                    Manifestação defronte a Copel, em Maringá.  28/07/2023

                                    Fotos: Tania Tait

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário