Para compartilhar idéias!







segunda-feira, 18 de julho de 2022

O que desenvolvimento sustentável tem a ver com a igualdade de gênero?

A pergunta “O que desenvolvimento sustentável tem a ver com a igualdade de gênero? “ permeia as discussões sempre que se busca unir os dois temas. Neste ano de 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu a resposta ao definir o tema do Dia Internacional da Mulher e sugerir ações para que a igualdade de gênero seja efetivamente incluída na agenda para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a partir do tema “Não existe desenvolvimento sustentável sem igualdade de gênero”, a ONU estabeleceu uma agenda para destacar a luta das mulheres, empoderar as ativistas e analisar a situação ambiental sob a ótica das mulheres. 

De forma básica, a igualdade de gênero significa que que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres. Por sua vez, o desenvolvimento sustentável exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social, em razão do uso irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela ação humana.

No contexto atual, três elementos podem ser destacados para analisar a situação das mulheres no tocante ao desenvolvimento sustentável: as mudanças climáticas, as trabalhadoras do campo e  a pandemia por Covid-19. As mudanças climáticas afetam as mulheres nos quesitos insegurança alimentar, perda de empregabilidade, violência e problemas de saúde. Em muitos casos, os homens se deslocam para outras localidades em busca de trabalho enquanto as mulheres permanecem em seus locais de origem à mercê de todos os problemas.

No caso das trabalhadoras do campo, em países em desenvolvimento, elas representam 43% da força de trabalho e estão expostas a venenos de combate às pragas na agricultura, sem regulamentação e sem proteção à saúde. Além da dupla jornada de trabalho a que são submetidas, no trabalho do campo e em seus lares. Destaque-se a violência contra a mulher que ocorre no campo silenciadas pelo isolamento e distância para buscar ajuda.

A pandemia mostrou uma face cruel adicional, além das milhares de mortes, ao penalizar mais as mulheres que foram as mais desempregadas ou deixaram seus trabalhos para cuidar das crianças sem escola ou dos doentes da família. Também foram as mais expostas ai vírus por serem as que mais utilizam o transporte coletivo e as que mais atuam na área de saúde. Não bastasse a doença, houve aumento de violência contra a mulher na pandemia.

Ao colocar a Igualdade de Gênero nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ONU estabelece algumas ações que precisam ser realizadas, contempladas no ODS 5 Igualdade de Gênero. São elas: eliminar todas as formas de discriminação; eliminar todas as formas de violência contra a mulher, incluindo o tráfico e exploração sexual; eliminar práticas nocivas como casamento infantil e mutilação genital; reconhecer o trabalho doméstico; promover igualdade de oportunidades para liderança; promover acesso à saúde sexual e direitos reprodutivos; promover acesso aos recursos econômicos e à propriedade da terra; uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para empoderar as mulheres; elaboração legislação para a igualdade.

Especificamente no caso do Brasil, as ações englobam fortalecer movimentos e organizações de mulheres; tomar decisões políticas para enfrentar a desigualdade e criar programas que estimulem a participação da mulher pelo desenvolvimento sustentável.

As ações estão indicadas, no entanto os caminhos para o desenvolvimento sustentável com igualdade de gênero se dão a partir de ações individuais, coletivas, empresariais e governamentais.

No dia-a-dia podem ser realizadas medidas simples na busca da igualdade e no combate à violência contra a mulher como, por exemplo, não fechar os olhos para a violência que se enxerga ao redor e tomar medidas pro-ativas de combate na defesa da mulher em situação de violência. As empresas podem elaborar planos de carreira que permitam que trabalhadores e trabalhadoras tenham o mesmo acesso às mudanças de nível pautadas por sua qualificação. Os governos podem criar leis, organismos com orçamento adequado para políticas públicas para mulheres e combate à violência contra a mulher.

Ideias, propostas e iniciativas estão presentes, o que falta é a integração entre elas para que a autonomia das mulheres e a igualdade de gênero sejam comuns na sociedade, como caminhos para, também, se chegar ao desenvolvimento sustentável.

 



 Foto: Evento Sede de Energia III, de 17/07/2022, no Bar Donna Ninpha. 

Tema: "Sustentabilidade: indivíduo, empresa e poder público" com as apresentadoras Adrielli Reis, Priscila Brustin, Bruna Barroca e Tania Tait.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário