Para compartilhar idéias!







domingo, 28 de abril de 2019

A importância da área de humanas

Quando fui apresentada ao Leonardo da Vinci na escola fiquei encantada. Ele combinava em uma única pessoa áreas diversas e ao mesmo tempo conexas. Ele se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Foi uma pessoa a frente do seu tempo e elaborou projetos futuristas, que não tinha possibilidade de serem construídos por falta de tecnologia apropriada. Certamente, a combinação de diversas áreas o tornou esse grande personagem da história da humanidade. Por isso, vejo claramente como um engenheiro possa ser filósofo e vice versa, vejo como promissora todas as áreas de conhecimento que podem e devem ser integradas. Na experiência em ministrar a disciplina de Informática e Sociedade tive a oportunidade de recorrer a filósofos, sociólogos e historiadores para a compreensão da influência e as transformações da informática em nosso cotidiano e no mundo.
Ontem na Conferência Municipal de Políticas Urbanas em Maringá vi profissionais de diversas áreas, atuando em conjunto na análise de zoneamento e diretrizes para a cidade. Estavam lá arquitetos, engenheiros, professores, geógrafos, historiadores, sociólogos, administradores, entre outros, contribuindo com suas discussões para uma cidade para as pessoas.
E aí, quando ouço um governo federal falar que vai reduzir recursos em áreas de humanas fico muito indignada. Essa fragmentação e menosprezo das áreas de conhecimento só interessa ao sistema capitalista para gerar, cada vez mais, mão-de-obra barata, descartável e robotizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário