Para compartilhar idéias!







domingo, 25 de dezembro de 2022

O que você percebe no Presépio?

O Presépio é, provavelmente, um dos símbolos mais conhecidos na religiosidade e fora dela. Ele surge no final do ano, no mês de dezembro, em casas, comércios, praças, ruas e Igrejas, enfim por onde se olha, ali está ele, ora brilhando, ora girando, ora com estátuas, ora formado por pessoas vivas. Em suas várias formas, a mensagem do Presépio é única e compreendida por todo mundo, pois retrata o nascimento de Jesus.

Criado por São Francisco de Assis em 1223 para relembrar o nascimento de Cristo, com autorização da Igreja Católica, rapidamente se espalhou pela Itália. No Brasil, o presépio foi apresentado pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta, de acordo com informação da própria Igreja.

Entretanto, mesmo diante dessa bela imagem, as pessoas dificilmente param para refletir sobre o que se vê num presépio: uma família de migrantes com um pai sem trabalho, uma mãe que deu à luz sem recursos e um bebê num local impróprio para nascer. Talvez aí esteja a grande mensagem do Presépio, ao mostrar o amor mesmo em condições adversas e rudes e que Deus se faz presente para os mais humildes.

Outras imagens mostram os reis magos e vários animais ao redor, a estrela, o anjo e os pastores. Os reis magos simbolizando a religiosidade e a reverência a um futuro líder religioso. Os animais em seu habitat, local escolhido por Jesus para marcar seu nascimento em meio a natureza. Os pastores simbolizam a humildade, a estrela serviu como guia para os reis magos que conheciam as ciências valorizadas na época como astronomia, medicina e matemática, e o anjo é o mensageiro de Deus.

Percebe-se assim, no Presépio, a presença da ciência, da natureza, dos humildes, dos estudiosos e dos que servem a Deus, unidos em uma única imagem. Mas, será que todas as pessoas quando montam ou visitam um Presépio tem essa percepção, será que enxergam a mensagem clara dada na imagem?

Ao enxergar para além da manjedoura com o bebê Jesus no centro e perceber o significado ao seu redor, certamente as pessoas teriam uma compreensão maior da vida e do mundo em que vivemos. Nesta visão, saberiam verdadeiramente respeitar os humildes, cuidar da natureza, proteger as crianças, valorizar a ciência e, sobretudo enxergar o amor em cada pessoa.

Por fim, o Presépio é o prenúncio do que seria a vida desse bebê:  um menino que teve que fugir para não ser morto por um rei, um menino que abraçou pobres, prostitutas, desvalidos e ricos convertidos, deu aula para fariseus, mexeu com as estruturas de poder da época, foi morto e crucificado...um menino que se fez homem e que com muito amor nos mostrou o caminho da união, da vida e da força. 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário