Para compartilhar idéias!







segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Aprovada em segunda votação a adequação no legislativo maringaense para 23 cadeiras

 Por 12 votos a 3, aprovou-se a adequação do número de cadeiras para vereança na Câmara Municipal de Maringá, para a legislatura a partir de 2025. Em reunião menos tumultuada do que a anterior e com menos público, dois vereadores mudaram seu voto nesta segunda votação.

Para a cidade de Maringá, com quase 450 mil habitantes, a adequação de 15 para 23 vereadores possibilita o aumento de representatividade e a possibilidade de diversos setores da sociedade e localidades do município terem representantes no legislativo.

No caso específico, para as mulheres, a representatividade é um ponto fundamental, conforme comenta a presidente do Fórum Maringaense de Mulheres que apoia a adequação, numa Câmara que possui apenas duas vereadoras. Para Valquíria Francisco: “faremos valer a constituição federal que garante direitos e obrigações de forma igualitária entre mulheres e homens”.

 A adequação aprovada encontra respaldo na legislação de acordo com a Emenda Constitucional de 23/09/2009, Art 29, inciso IV, a qual dita que “para a composição das Câmaras Municipais será observado o limite máximo de: ...

h) 23 (vinte e três) vereadores, nos municípios de mais de 300.000 ( trezentos mil) habitantes e de até 450.000 (quatrocentos e cinquenta mil) habitantes.”

Cabe agora aos movimentos sociais se preparar para ocupar a parcela de representação prevista em Lei.

                        Sessão da Câmara Municipal de 19/12/2022. Foto: www.cmm.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário