Para compartilhar idéias!







quinta-feira, 9 de junho de 2022

Movimento ODS Maringá apresenta Comitê Gestor para 2022-2023



No dia 15 de junho, com palestra realizada pela Professora Doutora, advogada e diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEM, Gisele Mendes com o tema Igualdade de Gênero e Redução das desigualdades será apresentado o Comitê Gestor do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Maringá para o biênio 2022-2023.

O evento será realizado na Associação Cocamar, às 8h30 e as inscrições podem ser realização pelo Sympla no link acima.    Inscrições no local também serão aceitas.

O Comitê Gestor coordenado pela administradora Sabrina Ambrósio do Instituto Cocamar atua no fortalecimento das parcerias institucionais tanto de empresas como entidades da sociedade civil para o alcance dos ODS. Segundo a coordenadora, o núcleo em Maringá tem como propósito articular e  mobilizar ações em prol dos ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) na  Agenda 2030 (Ver quadro dos ODS no final do texto).

Atuação em Maringá

Especificamente em Maringá, o Movimento ODS atua em 3 frentes: meio ambiente, educação e igualdade. Meio ambiente engloba os ODS 6, 7, 11 e 14; Educação, ODS 4 e Igualdade, os ODS 5 e 10.

Além de palestras e cursos, participantes do Movimento ODS: atuam para desenvolver práticas em suas organizações que contribuam para o alcance da melhoria da qualidade de vida da população; contribuem nas atividades tanto organizadas pelo governo municipal como pelo próprio Movimento; buscam levar para a sociedade as iniciativas tanto na área ambiental como social.

 Para Sabrina Ambrósio, coordenadora do Movimento ODS Maringá, a união entre as empresas e as entidades da sociedade civil com seus conhecimentos e experiências contribuem para alavancar, cada vez mais, o alcance dos ODS em nossa cidade.

A rede do Movimento ODS Maringá conta com mais de 250 empresas e entidades participantes que tem em comum a missão de contribuir para a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.  

Quais são os ODS?

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU englobam  diferentes temas, sejam de aspectos ambientais ou sociais. São eles:

ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário