Para compartilhar idéias!







terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Junção de Collor e Bolsonaro: nada é por acaso na política

Ao ver a foto do presidente fake atual num jet ski rodeado de pessoas me ocorreu que é proibido os jets ski se aproximarem das pessoas na praia. Mas, outras imagens me vieram à mente. Uma delas é a turma que aplaude o presidente no cercadinho em Brasília, que o acompanhou no Guarujá e outros locais, sempre barulhenta, desrespeitosa e aos berros de “mito”. As imagens são sempre bem feitas e capturadas do alto, numa demonstração clara de que existe uma produção prévia por trás desse tipo de acontecimento.

A outra imagem que me veio à mente foi mais longínqua. É a imagem do presidente Collor e esposa Rosane vestidos com trajes militares passeando pela Floresta Amazônica, lá pelo início dos anos 1990. O país estava com inflação altíssima, as pessoas desesperadas com o congelamento de salários e o confisco das poupanças e o presidente passeando como se tudo fosse um mar de rosas, ou no caso, um campo de folhas verdes. Collor renunciou diante do processo de impeachment, mas teve seus direitos políticos cassados por 8 anos. No entanto, como o país é o Brasil, ele se candidatou novamente ao término dos 8 anos e foi eleito. Hoje é senador da República por Alagoas.

E de repente, eu leio em algum local que o Collor está dando conselhos e apoiando o presidente fake atual. Aí as imagens dos dois se unificaram. São dois fanfarrões, escolhidos pela direita brasileira para se contrapor a candidatos de posição democrático-popular. Ambos políticos fortalecidos pela mídia que os criaram e depois não conseguiram controla-los, que usaram discurso anticorrupção mesmo tendo suspeição de corrupção em suas trajetórias políticas anteriores.

O Collor era o “caçador de marajás”, tendo como alvo, funcionários do setor público, também aplicou o neoliberalismo no pouco tempo que permaneceu no poder, incentivando a privatização da Petrobras, dos setores de comunicação e outros considerados estratégicos do ponto de segurança nacional. Vale lembrar que Collor faz parte da elite alagoana no ramo meios de comunicação.

Então percebe-se que não há nada de novo na postura ideológica dos dois governos no tocante à economia. Uma outra lembrança que me vem é a grosseria do Collor na campanha eleitoral, usando expressões como “tenho o saco roxo” e fazendo gestos de demonstração de força. Não usava a imagem da “arminha” com as mãos, mas usava o punho cerrado esmurrando.

E a história vem se repetindo, aperfeiçoada com mais técnica pelo uso das redes digitais na disseminação de mentiras, na desinformação e na tentativa de manter a imagem de mito do presidente.

Enquanto as famílias seguem enlutadas perdendo seus entes para a Covid-19, os preços dos alimentos disparam, trabalhadores são desprotegidos, a pobreza aumenta e a vacinação caminha a passos lentos, tem-se um presidente que está brincando com seu povo. Primeiro, ele brincou com a cloroquina, amplamente desmentida pelo próprio laboratório que a fabrica sobre as faculdades terapêuticas propagada pelo presidente e seu ministro da saúde. Agora, ele está especulando sobre um spray que está sendo testado em Israel. Alguém imagina uma cena mais bizarra do que um chefe de Estado erguendo uma caixa de cloroquina para as pessoas e mostrando para uma ema (aff...).  Pois é, isso aconteceu no Brasil atual.

Já são quase 240 mil brasileiros que perderam a vida por Covid-19. Vidas que teriam sido salvas se tivéssemos um presidente sério, que tivesse se antecipado à vacina e incentivado seu povo ao uso dos cuidados básicos de uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social. Ao invés disso, ele prefere estimular uso de armas de fogo, liberando mais armas por pessoas.

Do fundo do meu coração, eu torço para que as semelhanças construídas, não pelo acaso, mas por uma estratégia de manutenção de poder da elite brasileira, continue igual até que ocorra, também, a renuncia ou o impeachment desse presidente fake, que mostrou seu lado genocida na pandemia do coronavírus.

Sei que não estou sozinha nessa torcida!

                                                                   Imagem:mastersport.com

 

2 comentários:

  1. Muito bom o seu artigo Tania! Infelizmente a história está repetindo, agora com mais crueldade contra a população pobre brasileira!

    ResponderExcluir
  2. Tania,com tristeza temos que admitir esta verdade horrível da politica que estamos vivendo.Tudo bem lembrado por você.Triste realidade.Deus da Misericórdia nosso refúgio e onde temos
    respostas de paz.Parabéns pela
    tentativa de alerta.

    ResponderExcluir