Para compartilhar idéias!







sábado, 15 de junho de 2019

A greve geral leva a reforma da previdência para as ruas


No dia 14/06, data marcada pela greve geral, que segundo as estimativas mobilizou entre 40 e 50 milhões de pessoas em todo o país, parando as escolas, os meios de transportes, com a união de movimento sindical, movimento estudantil, movimentos sociais e religiosos.


As grandes preocupações com relação a reforma proposta pelo governo são: o empobrecimento da população idosa e mais pobre, as mulheres, professores(as) e trabalhadores (as) rurais, a capitalização e a seguridade social.

Pelos cálculos realizados por instituições sérias, a população demorará mais tempo para se aposentar, o que no caso brasileiro, pode não acontecer, tanto que a reforma está sendo chamada de “reforma da morte”.

No caso das mulheres, sabe-se que, dificilmente, as mulheres tem constância em sua vida laboral, ora por se afastar para cuidar das crianças e idosos da família ora por serem as primeiras a serem demitidas quando as empresas querem reduzir custos. Portanto, as mulheres terão dificuldades em se aposentar nos moldes da proposta governamental.

O terceiro ponto, chamado de capitalização coloca a responsabilidade da aposentadoria a cargo do(a) trabalhador(a) que deverá depositar uma quantia mensal para sua aposentadoria. A proposta não garante seguro em caso de acidente, não garante o valor do salário mínimo e nem o que acontece se o banco privado responsável pela conta do trabalhador vir a falir.

Alguns pontos foram retirados da proposta original, no entanto, o perigo é que essas retiradas se transformem em leis posteriores, como no caso do sistema de capitalização

Ao ser detectada a necessidade de uma reforma da previdência, essa deve ser discutida com toda a sociedade e, de forma alguma, privilegiar os bancos e o mercado financeiro como vem acontecendo no Brasil.

Por fim, a proposta governamental apresentada fere a Constituição Federal que com a previdência social e a seguridade social busca garantir o mínimo de condições para que a população brasileira tenha uma vida digna em sua velhice.

Toda a atenção sempre!!!



                                             Fotos: Greve Geral de 14/06 em Maringá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário