Para compartilhar idéias!







domingo, 17 de fevereiro de 2019

Em nome de Deus


Ao assistir “Cruzada”, filme de Ridley Scott com Orlando Bloom, Liam Neeson, David Thewlis e Eva Green, sobre a chamada Guerra Santa e as Cruzadas me veio a mente inúmeros fatos históricos em que o ser humano realizou atrocidades usando o nome de Deus.
Na atualidade não é diferente, muitos dos chamados “líderes religiosos” utilizam-se do nome de Deus para obter poder e riqueza, em benefício próprio ou de políticos do campo religioso afeto.
Durante o período eleitoral, para exemplificar, uma série de mentiras foram espalhadas por algumas lideranças religiosas e as pessoas de boa fé realmente acreditaram no que recebiam pelo whatsapp, inclusive, em aberrações do tipo “kit gay” ou “mamadeira de piroca”.
No nosso congresso, temos uma bancada de deputados que se autointitulam “Bancada da Bíblia” e querem impor ao povo, as suas idéias em nome de Deus, mesmo que isso signifique aumentar ainda mais a desigualdade social, o desemprego e a miséria, como no caso da reforma trabalhista aprovada e da futura reforma da previdência. Também, esses deputados buscam impor sua religião e forma de ver o mundo na vida de outras pessoas, num processo que chamam de evangelização, mas, contraditoriamente, não abrem mão dos benefícios e mordomias dos cargos que ocupam. Conforme processos que correm na justiça, muitos desses deputados são envolvidos em corrupção e uso indevido do dinheiro público. Penso até que é uma blasfêmia usar o livro sagrado como nome da bancada, o nome deveria ser “bancada de falsos profetas” pra ser mais condizente com a atuação deles.
Tanto em nossas vidas privadas ou no âmbito da política, vemos o nome de Deus sendo usado em vão para justificar atos que são contrários ao amor e a justiça.
Guerras são travadas, vidas ceifadas e nosso mundo devastado pois seres humanos acreditam que Deus está os enviando para matar outros seres humanos  e outros seres humanos se aproveitam dessa crença para tomar proveito.
Cada vez que vejo o uso da palavra de Deus vinculada a alguma atrocidade, fico pensando que isso não está de acordo com os preceitos de amor, solidariedade e respeito que deveria haver entre nós, independente de credo religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário