Para compartilhar idéias!







quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

MINHA RETROSPECTIVA 2017

2017 foi um ano de grandes retrocessos com a perda de nossos direitos conquistados e consolidados pela Constituição Federal de 1988, chamada acertadamente de “Constituição Cidadã”,  após o fim da ditadura militar.
A cada dia uma notícia triste e a nossa população tão barulhenta contra a Presidenta Dilma, agora permanece assustadoramente silenciosa, o que nos leva a crer, que a luta toda contra a corrupção era apenas para o impeachment de Dilma.
Enfim, um ano desolador, para toda a população, seja qual música toque ou qual camiseta use nas manifestações, todos e todas nós, admitamos ou não, fomos “roubados” em plena luz do dia, sob o aval do STF (Supremo Tribunal Federal) para acordos escusos e manutenção do governo golpista.
Entretanto, o ano tem coisas muito boas. Deixando os governos de lado, na medida do possível pois sabemos da sua influência em nossas vidas no dia-a-dia, (nós professores e servidores públicos paranaenses que o digamos com esse governador PSDB que vive de propaganda, paga com nosso dinheiro) 2017 nos trouxe amplas possibilidades.
Ao realizar pesquisa na área de tecnologia assistiva na faculdade FEITEP, tive a oportunidade de entrar em contato com outras realidades que mostram as infinitas possiblidades que dispomos para  melhorar a vida das pessoas por meio do uso da tecnologia.
Conhecer a realidade de crianças portadoras de necessidades especiais, que usam recursos como os pés ou nariz para digitar ou desenhar, traz à tona a emoção pelo esforço delas misturada com a vontade de colocar a tecnologia a serviço. Um destaque foi encontrar um empreendedor e conhecer a bicicleta que ele e sua equipe desenvolveram para crianças portadoras de paralisia cerebral. Sem sombra de dúvida, emocionante. Outro destaque, foi ver o professor das crianças portadoras de  dificuldades motoras e sua paciência bondosa e firme.
Claro que não posso deixar de mencionar nosso trabalho na ONG Maria do Ingá e no Conselho da Mulher, que nos faz perceber, a cada instante, a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de direitos.
Momentos deliciosos em família, com netos é esplendidamente amoroso ...Não vamos esquecer dos problemas que contribuem para nosso crescimento. Momentos deliciosos com amigas e amigos, novos e antigos, até da infância e suas lembranças gostosas.
Ano da conclusão do pos-doutorado em História, com a narrativa das mulheres e sua luta pelo fim da ditadura militar, que confirmou nossa perspectiva da perversidade que a ditadura fez para nosso país e nosso povo.
2017, também, trouxe novas pessoas e ao mesmo tempo levou pessoas queridas que se tornaram estrelas na constelação do universo, com sua marca em nossas vidas.
Uma vez li, que quem inventou o Ano Novo foi alguém muito inteligente, pois junto com o calendário trouxe a esperança de que tudo se renove, tudo melhore e tudo se realize, como o poema abaixo, atribuído a Drumond, mas que ninguém tem certeza sobre quem realmente escreveu: 
“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. 
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. 
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez 
com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente...” 
Por fim, sem melancolia, vamos brindar a vida, tirar férias e fortalecer nossos espíritos, nossas mãos para escrever, nossas vozes e pernas para manifestações, pois 2018, também, promete.

Feliz Natal e Feliz 2018!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário