Para compartilhar idéias!







sábado, 2 de dezembro de 2017

Mes de dezembro na minha vida



Sempre gostei muito do mês de dezembro. Quando era criança nos preparávamos para a festa de Natal, nada de luxo, muita reza, música e comilança. O caráter comercial do Natal começava a surgir, mas não tão forte como agora. Lembro do meu pai vestindo um cobertor corta febre pra se disfarçar de Papai Noel e a meninada segurando o riso na hora do Terço. Depois dezembro parou de ter graça com a morte dos avós, tios e pai.
No primeiro dezembro sem meu pai, ficamos muitos tristes. Nos anos seguintes, começamos a nos reunir novamente. E, sempre olho para o mês e penso: vamos encarar. Com a  chegada dos netos e das sobrinhas pequenas ficou mais fácil, afinal enfeitamos a casa, montamos árvore e procuramos presentinhos para as crianças.
Esse ano, novamente. estou demorando pra entrar no sonhado “espírito de Natal”, tanto o espiritual como o festivo.
Além da perda de amigos queridos, tem outras perdas que foram me entristecendo ao longo do ano: a retirada dos nossos direitos enquanto cidadãos e trabalhadores conquistados ao longo de décadas; a venda das nossas riquezas naturais e do território brasileiro para empresas estrangeiras; o ataque aos direitos das mulheres, negros e LGBTs; a péssima postura  de alguns juízes e dos políticos envolvidos em corrupção; ataques aos indígenas e aos assentamentos de sem-terra e a lista vai ficando enorme. Tristeza, também, por encontrar pessoas, algumas religiosas, inclusive, defendendo políticos que menosprezam mulheres, negros, LGBTs, defendem armas e incitam o ódio....
Vou tentando seguir o conselho de amigos e amigas, para separar as “coisas”. Tudo certo. Vamos lá encarar dezembro...a despeito de tantas maldades que o governo golpista temeroso está fazendo como nosso povo, que ainda não se apercebeu da situação, inebriado pelas notícias enganosas do meios de comunicação.
Vamos lá, afinal, é dezembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário