Para compartilhar idéias!







sexta-feira, 9 de julho de 2010

Que crueldade é essa???

Num dia muitos beijos e muito amor, noutro um esquartejamento da mulher. Vimos estarrecidos pela TV as notícias do sequestro e assassinato de Eliza Samudio pelo goleiro do Flamengo, o Bruno. O que leva uma pessoa a cometer um ato desse tipo? Impunidade? Sentir-se dono do mundo? Dono da alma e do corpo da mulher?
O fim da violência contra a mulher tem sido uma luta constante dos movimentos organizados de mulheres. Grandes instrumentos de apoio às mulheres vítimas de violência foram criados como a Casa Abrigo, as Delegacias da Mulher, as Centrais de Atendimento e a Lei Maria da Penha. No entanto, nem todo esse aparato tem protegido as mulheres e as crianças de crueldade de homens que se sentem seus proprietários a ponto de disporem de suas vidas.
Os números de lesões corporais e assassinatos de mulheres continuam aumentando. Ainda não se sabe se o aumento é devido à maior procura por parte das mulheres de proteção ou se os casos tem aumentado a despeito da Lei Maria da Penha.
Sabe-se que a Lei Maria da Penha tem encontrado dificuldades de implementação pelos órgãos competentes; que os crimes contra a mulher ainda são caracterizados culturalmente como "problema de casal"; que se busca justificar os motivos que levam o infrator a cometer o crime para tentar inocenta-lo de um ato cruel.
Hoje pela manhã, por exemplo, no Progama Ana Maria teve uma reportagem falando sobre a vida de menino pobre do goleiro Bruno.
E eu pergunto e daí? Se todo mundo que teve dificuldades sair matando quem passa pela sua vida, o que seria da humanidade?
Não duvido que daqui a pouco vão inocentar o assassino e ele ainda sair de vítima dessa história cruel.
Não podemos permitir que esse e outros crimes contra à mulher sejam esquecidos e os assassinos saiam impunes.
Que se faça cumprir a lei!

2 comentários:

  1. Tania,

    sinceros parabéns pela reflexão!
    Devemos repudiar todo tipo de ação como esta. E não há atenuantes. Como você escreve: e daí? O passado de alguém não justifica coisas desse tipo.

    Obrigado.
    abraços e tudo de bom,

    ResponderExcluir
  2. O Bruno sempre se mostrou desequilibrado, a imprensa sempre foi sensacionalista.Tornaram o caso em espetáculo, os telespctadores ficam a espera de mais detalhes sobre o crime.
    Gostaria de acreditar que justiça seja feita, mas dificilmente o corpo aparecerá, e em poucos meses o jogador estará solto.

    Infelizmente aos ricos e famosos tudo é possível. Veja este caso que não está tão na mídia, mas também demonstra muita frieza por conta dos agressores: http://tijoladasdomosquito.blogspot.com/2010/07/estupro-de-menina-em-florianopolis-rbs.html

    ResponderExcluir