Para compartilhar idéias!







sábado, 11 de março de 2023

Evento pelo Dia Internacional da Mulher emociona participantes

O evento “Dia Internacional da Mulheres: Mulheres na luta, sempre!” organizado pela Marcha Mundial das Mulheres, realizado no sábado, 11 de março, trouxe para a Praça Raposo Tavares em Maringá, diversas entidades de luta pelos direitos das mulheres. As representantes das entidades de direitos das mulheres, secretárias da mulher de entidades sindicais e de partidos políticos dividiram palco com apresentações culturais e exposição de produtos.

Em suas exposições, todas as representantes das entidades ressaltaram a importância da união das mulheres, o combate à violência contra a mulher, a luta pelos direitos e a necessidade de aumentar a presença da mulher na política. Também houve destaque para os últimos acontecimentos como o repúdio à homenagem a um vereador preso por violência contra a mulher como nome de um parque maringaense, a postura homofóbica de um deputado federal, a pouca presença de secretárias no governo estadual, a revogação do modelo de ensino médio, o assassinato de mulheres e homens trans e o combate ao fascismo.

As apresentações culturais foram realizadas pelos grupos Baque Mulher, Capoeira Angola Dinda, Poesias com Kell e Tati do Coletivo Ana Montenegro e Performance com a bailarina Ana Clara acompanhada de sua mãe Daísa Poltronieri (irmã e mãe da bailarina Magó assassinada em janeiro de 2020). 

A feira de produtos, organizada pela APP Sindicato, reuniu empreendedoras de diversas áreas tais como vestuário, alimentação, literatura e artesanato. Entidades também realizaram apresentação de suas atividades como o Numape-UEM (Núcleo Maria da Penha).

O evento contou também com a  participação da vereadora Ana Lúcia Rodrigues e da deputada Federal Carol Dartora que está visitando a região.

Ao final, as mulheres realizaram a Fuzarka Feminista que se trata de uma batucada com tambores feitos por elas. Ao som de músicas e frases de efeito como “Companheira me ajude que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem, mas com vocês ando melhor”, as mulheres encerraram o evento.

Entre as organizadoras, as palavras na avaliação são: sensacional e emocionante, com destaque para momentos de muita emoção pela combinação da luta pelos direitos com dança, batuque, música, capoeira e poesia.

 



 
 

Entidades participantes no evento
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário