Para compartilhar idéias!







segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Tragédias evitáveis no Brasil

 Um país com lindos locais, marcado por grandes rios, cachoeiras, litoral em toda sua extensão, morros, jazidas de minérios... com comércio e  turismo forte e lucrativo, convive com catástrofes que poderiam ser evitadas.

Todo ano, o país tem desmoronamento de morros, deslizamentos de terra e inundações.  Eventos para os quais se exige preparo e infraestrutura adequados. Tanto em locais turísticos quanto em locais explorados por minério como nos casos de Brumadinho e Mariana, as vidas pouco importam diante do lucro.

Infelizmente, a exemplo de filmes antigos como Tubarão ou Terremoto, os alertas são ignorados em nome da ganância ou negligência, como aconteceu no caso brasileiro, em que o governo federal anterior cortou as verbas de combate às catástrofes, deixando o país à mercê dos chamados desastres naturais.

Por meio da tecnologia, os países ao redor do mundo tem monitorado e evitado a morte das pessoas, com avisos e com apoio logístico para a ocorrência das intempéries, cada vez mais recorrentes, devido à mudanças climáticas.

Entretanto, esse não foi o caso do Brasil, que além de cortar as verbas de combate às catástrofes naturais, o governo anterior cortou recursos de ciência e tecnologia, cujas pesquisas podem contribuir para alertas e  controles.

Esperamos que o novo governo, que já deu mostras de valorizar a ciência e a tecnologia, reajustando as bolsas de pesquisas e incentivando a permanência de pesquisadores (as) no Brasil, recupere as ações para minorar o sofrimento do povo diante dos desastres.

Nada mais triste que saber que mortes e destruição poderiam ser evitadas, se tivesse havido investimento e orçamento para infraestrutura e apoio às localidades que são mais afetadas. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário