Para compartilhar idéias!







terça-feira, 17 de agosto de 2021

Orgulho de ser mulher

Em uma aula sobre a história das mulheres, apresentei uma série de símbolos utilizados no movimento feminista. Dentre eles, o “orgulho de ser mulher”. Algumas alunas comentaram a frase dizendo que já sentiram vontade de ser homem pela facilidade da vida deles. A partir daí começamos a conversar e refletir sobre o porquê da frase símbolo “orgulho de ser mulher”.

Lembrei da primeira vez que ouvi uma mulher dizer que se pudesse voltar à vida, queria voltar como homem e não como mulher. Eu era adolescente e fiquei intrigada com a frase. Por que ela queria voltar como homem? Pensava nas mulheres maravilhosas ao meu redor, minhas avós, minha mãe, minhas tias, minhas professoras, todas firmes em seus trabalhos e afazeres, cada uma com suas especificidades e talentos.

Não estamos tratando aqui sobre os casos das mulheres que não se sentem pertencentes ao seu corpo como mulher, sendo de todo direito poderem escolher o que as torna felizes, como todas as pessoas. Estamos falando das mulheres que preferiam ser homens pela condição social e a visão de que os homens podem tudo e as mulheres nada podem.

Fiquei muitos anos sem pensar nisso, mesmo ouvindo outras mulheres ao longo da vida falarem que preferiam ser homens por considerarem a vida deles mais fácil.

Quando conheci a frase “orgulho de ser mulher”, a incorporei imediatamente compreendendo que a vida dos homens é supostamente mais fácil por vivermos numa sociedade machista que impede as mulheres de se desenvolverem de forma completa como desejarem, sendo ou estando onde elas quiserem, amando e vivendo da maneira que as tornem felizes.

Portanto, a própria expressão de que queria voltar como homem inibe a luta em defesa dos direitos das mulheres, pois causa a sensação de que a vida tem de ser assim mesmo, com dificuldades para mulheres. Dificuldades que vão desde a sobrecarga das atividades domésticas a cargo apenas da mulher, aos salários menores, a violência contra a mulher, ao assédio moral e sexual.

Algumas mulheres salientam como problemas, os elementos relativos ao corpo da mulher tais como menstruação, gravidez, amamentação ou menopausa, os quais com atenção integral à saúde da mulher, acolhimento e cuidados podem se transformar em experiências maravilhosas e únicas.

Graças ao movimento feminista que trouxe a defesa dos direitos das mulheres, a igualdade entre mulheres e homens e a luta pelo fim da violência contra as mulheres, podemos nos expressar com orgulho de ser mulher, em todas as suas expressões. Somos mulheres negras, indígenas, brancas, ciganas, lésbicas, trans, héteros, portadoras de deficiência, mulheres dos campos e das florestas, ribeirinhas, trabalhadoras, sindicalistas, entre tantas outras, enfim, somos diversas, plurais e maravilhosas.

Assim, ao invés de esperar uma possível ou não volta como “homem”, transformemos o que consideramos empecilhos para as mulheres em ações para a igualdade  de direitos.

Também não posso voltar atrás no tempo da minha adolescência e falar para aquela mulher o que penso hoje, mas posso falar para todas as mulheres que se orgulhar de ser mulher significa empoderamento e, com isso, passar a exigir a igualdade entre mulheres e homens, aqui e agora.

Eu? Se pudesse voltar? Gostaria de voltar como mulher! 


 

  

 

3 comentários:

  1. Que demais!! Amei demais o curso, já estou com saudades! Quando se para para pensar nisso é bastante louco, haha. Somos sempre ensinadas e colocadas em situações onde vemos e pensamos o quanto a vida dos homens é mais fácil que a nossa. Quantas vezes já não pensei o quão desgastante era se mulher, por exemplo, quando eu ia lavar a louça e fazer algumas tarefas domésticas, mesmo tendo um milhão de coisas da escola para fazer, e meu irmão ficava o dia inteiro jogando no computador, quando eu questionava minha mãe o porquê disso, apenas escutava um "Porque ele é homem". O ódio que eu ficava era imensurável, pensava "Mas eu não estou fazendo isso com a b*****(palavra para se referir à vulva). Por que o nosso tratamento é diferente? Ele também tem mão!", isso desde pequena. O tanto de vezes que eu já ouvi a frase "Porque ele é menino/homem. Ele pode", não dá para contabilizar. Mas eu gosto de ser mulher, mesmo com a menstruação, que é uma coisa que realmente não gosto, mesmo com todas essas coisas que "atrapalham" a nossa vida. É legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empoderamento e conhecimento para alcançarmos a tão desejado igualdade, começando dentro de casa. Meu coração virou um sorriso imenso com essa mensagem. Obrigada!

      Excluir