Para compartilhar idéias!







quarta-feira, 7 de março de 2012

Visão equivocada do feminismo...

Observando o que acontece ao nosso redor, percebe-se que as mulheres de todas as idades atingiram um patamar cada vez mais crescente na busca pela igualdade . Conquistas em vários setores nos quais a presença feminina aparece cada vez mais colocam em xeque a famosa frase “lugar de mulher é na cozinha”.
Contraditoriamente, muitos problemas (graves) ainda persistem, tais como: a violência contra a mulher, salários menores para as mulheres no exercício da mesma função que homens, falta de infra-estrutura para a mulher trabalhadora, a falta de compartilhamento das atividades domésticas, a ausência de mulheres na política, entre outros. No entanto, nossas conquistas são consolidadas a cada momento, inclusive elegemos a primeira mulher Presidente do Brasil.
Por outro lado, percebe-se, também, um equivoco na igualdade que tanto almejamos. Não queremos ser como alguns homens, não queremos ser grosseiras, “encher a cara” de bebida, ser trogloditas na vida pública e na vida privada, não queremos ser homens na política. Infelizmente, temos visto esse tipo de comportamento, principalmente nas novas gerações.
Quando falamos em igualdade e liberdade, estamos defendendo o direito às escolhas que nos tornem seres humanos plenos e felizes. Não queremos seguir o comportamento violento de muitos homens que, durante séculos, oprimiram as mulheres. Não nos interessa seguir o protótipo masculino do “homem macho”.
Queremos sim “ser sujeitos e não objetos na vida e na história” como preconiza a Declaração Universal dos Direitos da Mulheres.
Parabéns a todas as mulheres e homens que compartilham conosco o Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário