A modalidade story no instagram (e no facebook) faz muito sucesso. Ela serve para colocar postagens que duram por 24 horas, logo sendo substituídas por novas publicações.
De acordo com os/as “instagrameiros/as”, o Story serve para postar fotos ou vídeos que não precisam permanecer fixas como no “feed” (aquele espaço onde elas só saem se a pessoa que postou retirar). O critério do que deve ser fixo ou ir para Story é definido pela pessoa dona do perfil na plataforma na Internet. No entanto, algumas dicas são sugeridas, tais como: postar fotos ou vídeos em eventos, shows etc que indicam que a ocorrência é passageira.
Independente do critério, o fato é que a maioria das postagens está no Story e elas tem infinitamente mais “curtidas” do que as que ficam no “feed”. Alia-se a isso o fato de não precisar entrar em área alguma pois os Story ficam na entrada do aplicativo e basta clicar em cima dele pra ver e curtir.
Ao pensar na rapidez da criação e da disseminação da informação, pode-se relacionar o uso crescente do Story com a velocidade gritante na atualidade, quando a nova informação substitui rapidamente a anterior que ficou ultrapassada.
Assim, acontece com as informações e consequentemente com a vida. Ao saborear uma postagem interessante sabe-se de antemão que ela não estará disponível em 24 horas. Além da facilidade de acesso lida-se com o prazo de validade da informação.
Isso remonta à própria literatura. Ao se fazer uma comparação simplista entre os livros clássicos e atuais, percebe-se que houve uma mudança substancial na forma de descrição dos fatos, dos locais e das personagens de uma história. Antes detalhada e minuciosa, as histórias, também passaram a ser contadas de forma mais direta e resumida.
No mundo profissional, em décadas passadas, trabalhadores (as) permaneciam por anos na mesma organização empresarial e isso era visto como motivo de competência e orgulho. Com novas opções de profissões e oportunidades, com a globalização e a facilidade de deslocamento, essa visão mudou e não é mais considerada como critério para contratação de pessoal.
No mundo digital, a mudança também ocorreu ao longo do tempo e com o lançamento de plataformas fáceis de usar. Dessa forma, no surgimento dos blogs houve a escrita organizada de forma a divulgar ideias, informações etc, principalmente blogs pessoais, os quais caíram em desuso na medida que os acessos se tornaram mais rápidos, o que faz com que as pessoas se desinteressem por textos longos. Junte-se a isso as opções disponíveis nas diversas plataformas digitais de postagens de vídeos ou limitação de quantidade de linhas ou caracteres num texto.
Em um mundo em que o tempo parece andar mais rápido, em que muitas pessoas não tem tempo de ler ou sequer tem o hábito da leitura, os story fazem um grande sucesso pois a informação está colocada por meio de imagens, poucas letras e as pessoas sem muita análise ou profundidade de leitura, compreendem o recado dado. No entanto, essa limitação se torna, também, um terreno fértil para a propagação das famosas “fake news”, as mentiras divulgadas no mundo digital, as quais devem ser sempre combatidas.
No final das contas e do tempo, o desafio é o cuidado com essa instantaneidade para não perder os momentos da vida real que são recheados de emoções que fazem os olhos lacrimejarem, o sorriso iluminar o rosto e o coração bater mais forte.