Para compartilhar idéias!







sexta-feira, 7 de maio de 2021

Cine Teatro Plaza: do apogeu ao abandono

Escrevi o artigo em 2015 e lembrei dele lendo notícias sobre o Cine-teatro Plaza.

"No sábado pela manhã fui ao centro de Maringá e estacionei na frente do Cine Teatro Plaza. Fiquei perplexa ao observar o prédio, pois não tinha me atentado para o abandono em que se encontra o teatro Plaza. É uma visão que nos remete aqueles filmes futuristas em que o mundo está totalmente decadente e destruído. Munida do celular tirei várias fotos e resolvi escrever sobre o assunto. Para minha surpresa, quando fui pesquisar sobre a situação do Cine Teatro, me deparei com iniciativas populares e do poder legislativo para recuperar o local conforme encontrado em www.angelorigon.com.br. Inclusive, encontrei  em www.maringanews.com.br de 23/05/2015, uma filmagem do radialista Gilmar Ferreira intitulada “A triste situação do Cine Teatro Plaza”. 

Dizem que não existe coincidência, mas sim sincronia. Talvez essa sincronia tenha nos levado, cidadãos e cidadãs maringaenses, nascidos aqui ou não, mas com lembranças do local e conhecedores da sua relevância para a vida cultural e artística da cidade de Maringá a se engajarem na luta pela revitalização, reativação e tombamento do nosso Cine Teatro Plaza.

Vale a pena relembrar a história, desse “patrimônio cultural” da cidade, que  foi cinema e nos trouxe grandes lembranças desde assistir filmes clássicos  como  “ A Profecia” nos idos dos anos 1970 ou “Era uma vez na América” até participar da Escola Regional de Informática-Sul, entre tantos outros.

O Cine Plaza foi inaugurado em 1968, com capacidade para 610 lugares e com 180,23 m2. Durante sua existência recebeu filmes, peças de teatro, eventos musicais e eventos científicos. Sediou durante muitos anos o maior evento musical da região, o FEMUCIC.

Na gestão do prefeito Ricardo Barros, (1988-1995), o Cine Teatro foi adquirido pelo município e segundo consta no site da prefeitura (www.maringa.pr.gov.br), apenas a parte do Cine Teatro foi comprada e não as demais dependências do prédio.

Em 2003, na gestão do prefeito José Claudio (2001-2004), o prédio foi interditado para revitalização. Nas gestões municipais posteriores, o prédio foi abandonado e, na atualidade, conta com tapumes cobrindo a entrada do Cine Teatro, inclusive com muitas pichações.

Em 2013, começa uma campanha na cidade em prol da revitalização, reativação e tombamento do Cine Teatro Plaza, considerando a sua relevância enquanto equipamento cultural e histórico (www.facebook.com.br/campanhacineteatroplaza) e http://maringa.odiario.com/maringa/2014/01/campanha-pede-revitalizacao-do-cine-teatro-plaza-de-maringa/797349/.

Em 02/10/2014 aprova-se na Câmara de Vereadores, a transformação do Cine Teatro Plaza em utilidade pública.

Agora em 2015, a situação do Cine Teatro está pior, pois o abandono é evidente. Basta ver as fotos.  Que poder político tem essa cidade que se apregoa como a melhor cidade do Brasil pra se viver mas que não valoriza o seu patrimônio histórico e cultural?. Essa ganância, ou ignorância, destruiu nossa rodoviária, nossa ferroviária e outros prédios que faziam parte da nossa memória histórica. E vamos lembrar aqui os demais cinemas da cidade (Cine Horizonte, Paraná - Ouro Preto ou Peduti e Cine Maringá), transformados em prédio residencial e comercial,  supermercado e  igreja.

A campanha pelo Cine Teatro Plaza é totalmente legitima na medida que valoriza um patrimônio histórico e cultural que revitalizado, reestruturado e tombado pode, além de mobilizar a vida cultural da cidade, deixar registrado para as futuras gerações uma parte relevante tanto na vida cultural como na história da cidade de Maringá.

Empresas do comércio, da indústria ou prestação de serviços públicos instaladas em Maringá e região poderiam encampar essa luta e realizar a revitalização e recuperação desse importante patrimônio cultural e histórico, deixando uma marca de contribuição para a cidade. Fica aí a dica. A linda flor, a mais gentil do Norte do Paraná, nossa amada Maringá, agradecerá e muito.

 


 

Um comentário: