O
contexto social que marca a atualidade desde o início do ano 2020 é a crise
sanitária, econômica e política provocada e aumentada pela pandemia da
Covid-19. Trata-se de uma pandemia que assombrou o mundo e trouxe à vida das
pessoas o medo da morte, os cuidados contra o contágio e a necessidade de
vacina. Governos do mundo todo se alinharam no combate ao novo coronavírus com
esforços para conter sua propagação.
Infelizmente,
esse combate ao coronavírus não aconteceu da mesma forma em todos os países. O
Brasil é visto como um exemplo mundial de negacionismo no combate a doença
tendo como principal protagonista o próprio Presidente da República (O ESTADÃO,
2021). O negacionismo com a recusa em usar máscaras, promover a aglomeração,
atrasar a compra das vacinas foram medidas tomadas pelo governo federal
acompanhadas por uma rede de notícias falsas (as famosas Fake News) que causam
desinformação, distorção dos fatos e levaram milhares de brasileiros e
brasileiras à morte pela doença.
Para
o Projeto Eleições sem fake (UFMG, 2021): “É razoável supor que uma campanha de
desinformação maliciosa pode tentar maximizar o público alvo de uma história
falsa compartilhando-a em grupos públicos existentes no Whatsapp”.
Além
das demais plataformas de redes digitais sociais, a plataforma Whatsapp cria
grupos e faz com que as mensagens cheguem individualmente para cada pessoa. O
fato de chegar de forma privada e individual impede a investigação do alcance
dessas notícias diferente do que acontece em redes como Facebook ou Instagram
que estão visíveis, senão ao público geral, ao menos para o público do contato.
No
contexto da pandemia, os exemplos apresentados no relatório da Pesquisa do
Monitor do Debate Político no Meio Digital (Monitor Digital, 2021) são
assustadores com relação à disseminação de notícias falsas que negam a doença
ou sugerem não ser necessárias práticas de higiene.
Ao
realizar uma análise dos exemplos apresentados pode-se trazer à tona os
elementos tratados por Méo (2021) tais como a exclusão digital e os aspectos
cognitivos e linguísticos.
No
tocante à exclusão digital, agravada durante a pandemia (REDE BRASIL ATUAL,
2021) tem uma das formas de sua expressão que é o analfabetismo digital
combinado no Brasil com o analfabetismo funcional (Todos pela educação, 2018) que faz com que as pessoas não
compreendam um texto e executem apenas as operações básicas.
Dessa
forma, um dos aspectos da exclusão digital, o aspecto
linguístico indica que: “nos conteúdos mais precisos e abrangentes em
inglês, quem não domina o idioma, fica sem saber. Em português somente escrito,
quem não domina a leitura não compreende a mensagem” (MÉO, 2021).
As
fake news articuladas por grupos que as usam, principalmente, de forma
política (GLOBO, 2020), sabem como influenciar essas pessoas fazendo com que elas
acreditem nas mentiras propagadas e, também, as disseminem como se fosse
verdade. Se a pessoa está enquadrada na categoria analfabeto funcional,
dificilmente, ela irá pesquisar para saber a veracidade do fato apresentado.
Para conhecer mais sobre o tema indico os textos abaixo que foram usados para compor um trabalho de uma disciplina do curso de jornalismo:
GLOBO. Inquérito das fake news: veja quem são os investigados
e como funcionaria estrutura. Reportagem no O Fantástico. 14 min Exibição em 31 mai 2020
Disponível:
https://globoplay.globo.com/v/8593057/?fbclid=IwAR0ke_t9jZNT4TlJeEUuZ2Hf4ZMESE8wq52Sb4t7IxKqWSenZgWTMV_BPZ8
Data de acesso:
29/06/2021
MÉO, Izabel. Gestão
das Mídias Digitais. Slides 2, Unidade 1. Material Didático. Maringá:
Uninga, 2021.
Monitor Digital. Projeto Monitor digital no debate
político.
https://www.facebook.com/monitordodebatepolitico/
Data
de acesso: 30/06/2021
O
ESTADÃO. Bolsonaro está na contramão do mundo no combate à Covid. 22/02/2021.
Disponível:
https://www.estadao.com.br/infograficos/politica,bolsonaro-esta-na-contramao-do-mundo-no-combate-a-covid-19,1154756
Data
de acesso: 29/06/2021
Rede Brasil Atual.
Exclusão digital no Brasil se agravou durante a pandemia. 01/04/2021
Disponível:
https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2021/04/exclusao-digital-no-brasil-se-agravou-durante-a-pandemia/
Data
de acesso: 29/06/2021
Todos pela educação.
3 em cada 10 brasileiros não conseguem entender este texto. 12/11/2018.
Disponível:
https://todospelaeducacao.org.br/noticias/inaf-3-em-cada-10-brasileiros-nao-conseguiriam-entender-este-texto/
Data
de acesso: 01/07/2021
UFMG.
Projeto Eleições sem fake. Departamento de Ciência da Computação. Universidade
Federal de Minas Gerais UFMG). 2021
Disponível:
http://www.eleicoes-sem-fake.dcc.ufmg.br/?sction=home#members
Data
de acesso: 30/06/2021